segunda-feira, 24 de maio de 2010

GRUPOS DE TRABALHO, UMA FERRAMENTA PARA ENCONTRAR ALTERNATIVAS


GRUPOS DE TRABALHO - É o OBJETIVO # 4 do PLANO DE GESTÃO do Grupo Silvio-Bondan - CHAPA "C"- que utilizará equipes de trabalho como ferrramenta para diagnósticar, análisar e propor alternativas e estratégias para a Diretoria da AosfBM buscar a soluções dos problemas e atender os anseios dos associados.

Os Grupos de Trabalho serão as ferramentas e o potencial humano necessários para identificar, pesquisar, estudar, analisar e propor estratégias a serem adotadas frente a temas importantes pertinentes à carreira do oficial de Nível Superior da Brigada Militar. As propostas dos Grupos de trabalho servirão para fundamentar os projetos e programas a serem implementados na gestão da AsofBM.

As equipes serão constituídas por Associados voluntários com vasto conhecimento sobre o assunto, podendo ser convidados, a critério do grupo e aprovado pela Diretoria, especialistas para prestar assessoramento e consultoria sobre o assunto.

Estes Grupos buscarão sinergia e espaços de discussão dos problemas para harmonizar e unir a equipe em torno do objetivo proposto. Cada Grupo receberá um projeto organizacional específico para definir a raiz do problema, responder as questões, encontrar as alternativas possíveis, escolher as estratégias e propor o caminho a ser seguido pela Diretoria.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO EM GRUPO:

1 – A criação do Grupo de Trabalho será a partir do problema apresentado:

2 – Em seguida, serão convidados associados de potencial capacidade e conhecimento sobre o assunto para se integrarem na equipe a partir das sugestões do associado que levantou o problema;

3 – Constituída a equipe, um caderno de encargos definirá claramente as metas e objetivos da equipe.

4 – O Diretor responsável pelos Grupos, na primeira reunião da equipe, entregará o caderno de encargos e dará conhecimento a todos do objetivo do trabalho e da importância que as propostas terão para as estratégias da entidade na valorização e fortalecimento da carreira do Oficial de Nível Superior da Brigada Militar.

2 – Os integrantes da equipe saberão a função a desempenhar na equipe, para atingir o objetivo comum, as metas e os prazos determinados para o Grupo. O desafio do Grupo será saber valorizar as diferenças, encontrar a soluções e tornar os inevitáveis conflitos impulsionadores fatores de crescimento e produtividade.

3 – O Diretor responsável pelos Grupos de Trabalho irá monitorar os trabalho e os resultados, e servirá de mediador de conflitos e fiscal para o cumprimento dos prazos estabelecidos. Estes prazos poderão ser prorrogados, se necessário.

4 – Será estimulado o desafio, o espírito de equipe, o feedback, o brainstorming e todas as demais técnicas de grupo para criar condições positivas de participação, integração, harmonia, relacionamento, produtividade e comprometimento na busca de todas as alternativas possíveis para a solução do problema.

5 - Para assessorar os Grupos, a AsofBM criará um "groupware", uma equipe para apoiar a comunicação, coordenação e cooperação entre os membros da equipe envolvida no trabalho, mesmo que estes estejam distribuídos no tempo e no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário