quinta-feira, 29 de abril de 2010

A FILOSOFIA DE GESTÃO


Logo após o encerramento da crise, o Grupo Silvio-Bondan reuniu-se para analisar o cenário e debater as seguintes questões:

1. Que lições tirar da crise do retroativo e do abandono dos Capitães?

A crise revelou uma situação de 15 anos de abandono dos Capitães, o fracionamento da categoria dos Oficiais da Brigada Militar e divergências com as categorias de nível médio. Isto ocasionou distorções em que uma parte dos Capitães que, mesmo sendo o elo inicial da carreira do Oficial de Nível Superior da Brigada Militar, precisaram da liderança das categorias de nível médio para melhorar salários. Outro fato que ficou evidente foi o nosso despreparo político diante desta nova realidade em que Governo e parlamento transferiram para as categorias dos servidores militares estaduais as tratativas e acordos salariais que eram antes conduzidas exclusivamente pelo Comando Geral.

2. Como a entidade AsofBM deveria se comportar?


Nesta nova realidade que envolve novos paradigmas, a AsofBM obrigatoriamente precisará mudar a postura e a atitude diante das questões institucionais e reivindicatórias junto aos Poderes. Primeiro, é necessário mobilizar os associados em torno de uma entidade com plano estratégico bem definido. Um plano que tenha foco, objetivos e metas a curto, médio e longo prazo, contemplando os reclames e anseios da categoria e envolvendo salários justos e paridade de direitos e prerrogativas que já percebem outras categorias de carreira de nível superior e jurídica do Poder Executivo.

3. Como dinamizar a relação com os Poderes?

A AsofBM precisa se aperfeiçoar na condução e na arte política para enfrentar as questões de interesses da categoria quer tramitarem dentro do governo e no parlamento. Deve estar atenta à legislação e aos projetos pertinentes à instituição e à categoria. É necessário criar um ambiente favorável em todas as ideologias partidárias, conhecer o pensamento político partidário e mostrar a importância da carreira de Oficial de nível superior como gestores da Brigada Militar, uma instituição importante para preservação da ordem pública, vida e patrimônio das pessoas que integram o povo gaúcho.

4. Como postular as reivindicações?

Devemos saber o que queremos para colher o maior número de apoio aos nossos projetos e assim sensibilizar o comando e a classe política para apoiar nossos interesses. O terreno é minado por muitos interesses e cabe à AsofBM escolher o melhor caminho e as pessoas certas para auxiliar.

5. Como se relacionar com as categorias de nível médio e com as demais carreiras jurídicas, especialmente as do Poder Executivo?

Na crise do reajuste e durante as tratativas reivindicatórias, o Governo e a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul dividiram o corpo da Brigada Militar em duas categorias de servidores militares estaduais - a categoria de Nível Superior defendida pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar (AsofBM) e a categoria de Nível Médio defendida pela Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes (ASSTBM) e pela Associação Beneficente Antonio Mendes Flho (ABAMF) dos Cabos e Soldados. Esta postura política mudou uma conduta tradicional que éra liderada pelos Comandantes Gerais e transferiu para as categorias dos servidores militares estaduais as tratativas para um acordo final. Este ato político oportunizou a ocorrência de divergências, desrespeito e afrontas impróprias para as normas militares que regem todos os componentes da Brigada Militar. Mantendo-se num postura ética em relação ao Comando e categorias de nível médio, a AsofBM estava despreparada para agir diante da mudança de situação num cenário político sindical. Por este motivo, o Grupo Silvio-Bondan lançou-se na disputa das eleições da AsofBM com a determinação de solidificar a categoria e fortalecer a carreira, preparando-se para enfrentar as ameaças, colher as oportunidades e atingir os anseios reclamados pelos Oficiais de Nível Superior da Brigada Militar - do Capitão ao Coronel.

Afinal. Seremos o que podemos ser!

A BUSCA DO QUE PODEMOS SER.


Entendeu o Grupo que é hora de se posicionar, de agir e de trabalhar para a unidade associativa, para fortaler a carreira e para mobilizar a categoria dos Oficiais de Nível Superior da Brigada Militar. A partir destas três palavras-força, foi montado um Plano de Gestão com visão, filosofia, objetivos e relações e escolhido pessoas comprometidas e dispostas a se doar para a aplicação destas estratégias que posteriormente, após um diagnóstico ouvindo a categoria, serão bases para a construção do Plano Estatégico da AsofBM.

FILOSOFIA - fundamentada no lema: Unidade – Força - Mobilização

FOCO: Paridade com as demais carreiras jurídicas.

UNIDADE
- união de pensamento e idéias – União dos Oficiais de Nível Superior Ativa, da Reserva e Reformados.

FORÇA- produzir, acelerar, resistir, transformar e conquistar objetivos;

MOBILIZAÇÃO - convocar vontades para um propósito determinado, para uma mudança na realidade e novos paradigmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário