domingo, 25 de abril de 2010

GRUPO SILVIO-BONDAN EM CAXIAS DO SUL.




Na quinta-feira , dia 22, o Comandante Regional da Serra, Coronel QOEM Telmo Machado de Souza e seus oficiais, reforçados por vários Oficiais da reserva, entre eles os Coronéis Irto Ciocheta, Marocco, Torves, Guerra, Noll e Volpato recepcionaram, na sede do Comando Regional, a comitiva do Grupo Silvio-Bondan AsofBM2010.

O Cel Silvio Ferreira iniciou sua explanação com o plano de gestão, proposto pelo Grupo Silvio-Bondan AsofBM 2010, que tem por objetivo principal o reconhecimento e o fortalecimento da Carreira do Oficial de Nível Superior da BM, nivelando-o em direitos e prerrogativas às demais carreiras jurídicas do Poder Executivo. Observou que a caminhada se inicia pelo resgate do Capitão que é o elo inicial da carreira do Oficial de Nível Superior. A partir daí, a busca da paridade nos quatro níveis consagrados nas carreiras jurídicas do Estado. Após segue-se a busca pelos subsídios e outros direitos e prerrogativas já concedidas as demais carreiras.

Disse que é necessário pavimentar a trilha reestruturando a postura da entidade; revisar os estatutos para adequar as exigências do perfil de nível superior; aumentar o número de associados; revitalizar os núcleos do interior e da capital; diagnosticar situação e anseios; criar grupos de trabalho específicos para as questões a serem debatidas,;construir um plano estratégico com metas definidas; interagir com o Comando da Brigada Militar e aproximar as relações com os associados, governantes, parlamentares, entidades de carreira jurídica, veículos de comunicação e OAB.

Ressaltou a participação dos Oficiais durante a crise do reajuste BM, os quais o colocaram a frente de um fórum que pedia uma nova postura da AsofBM nas relações com o Governo e parlamentares. Reconheceu que essa crise comprovou uma mudança profunda no trato das questões salariais dos servidores militares estaduais que eram tradicionalmente conduzidas pelo Comandante Geral. Salientou que a vontade política transferiu a decisão do processo reivindicatório salarial para as categorias. Para esta situação a AsofBM estava despreparada. Do outro lado, apesar das atitudes desrespeitosas e falta de ética, as duas categorias de nível médio da Brigada Militar estavam bem organizadas e preparadas para buscar o apoio parlamentar que precisavam.

Colocou para os presentes o modo como as relações políticas e a visão da Governadora tratam as reivindicações salariais – por categorias. Ela afirmava que só mandaria os projetos para a Assembléia Legislativa se tivesse a concordância das categorias. Enquanto a categoria dos Oficiais se mantinha no espírito de corpo, seguindo a política orientada pelo Comandante Geral, as categorias de nível médio assimilavam esta visão política e buscavam tirar proveito e vantagens, utilizando uma postura que não é própria dentro da instituição. Essa postura criou divergências, desarmonia e afronta à disciplina e hierarquia.

O Cel Silvio finalizou afirmando que é preciso uma visão classista e um amadurecimento da AsofBM para que esteja devidamente preparada para tratar das questões da categoria dos Oficiais de Nível Superior, isso no ambiente político partidário, assumindo essa dualidade de categorias dentro da Brigada Militar – Nível Médio e Nível Superior.

A participação dos Oficiais, no debate que se seguiu, foi destacada. Houve sugestões, contribuições e apoio às estratégias propostas no plano de gestão. Todos foram unânimes citando que a organização, diante das novas circunstancias, bem diferentes das seguidas tradicionalmente pela corporação nos seus quase duzentos anos, precisa ter uma nova postura.

Logo após os Oficiais da reserva dirigiram-se a um Shopping da cidade para almoçarem, onde o "papo" correu até o final da tarde. O Grupo Silvio-Bondan ficou feliz com a ótima recepção e confaternização com a oficialidade da Serra e está muito satisfeito com a oportunidade de percorrer o interior do Estado ouvindo os reclames e anseios dos oficiais da Brigada Militar.

A Chapa Silvio-Bondan agradece ao Cel QOEM Telmo Machado de Souza, Comandante do CRPO Serra, na pessoa do qual reverenciamos a todos os oficiais da ativa, da reserva e reformados pela gentil acolhida, pelo grande interesse demonstrado, bem como pela contribuição com novas idéias para o aperfeiçoamento do Plano de Gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário