quinta-feira, 15 de abril de 2010

PASSO FUNDO RECEBE O GRUPO SÍLVIO-BONDAN



Nesta quarta-feira, dia 14 de abril, o Comandante do CRPO Planalto, Cel Pedro Luiz Lima e seus Oficiais, receberam, na sede do comando, o Grupo Sílvio-Bondan.

O Cel Silvio Ferreira começou apresentando o seu currículo profissional e civil. Falou, resumidamente, de suas atividades na Brigada Militar e sua participação na defesa dos direitos e da sobrevivência das polícias militares na constituinte de 1988 – em Brasília – após, também resumidamente, comentou de seu trabalho na constituinte estadual, onde o grupo coordenado por ele conseguiu significativo avanço na conquista de alguns direitos institucionais. Falou do seu envolvimento, como coordenador, na crise recente para a manutenção da retroatividade da Lei Britto, enaltecendo a garra e a união entre oficiais da ativa e da reserva nesta conquista. Citou, ainda, as dificuldades políticas na condução do processo que evidenciaram o despreparo e a inocência da categoria neste tipo de relação.

Ressaltou a visão de futuro que o Grupo deseja alcançar, para consolidar o reconhecimento da carreira do Oficial de Nível Superior da Brigada Militar, que se inicia pelo Capitão, devidamente amparado no pré-requisito do bacharelado em Direito, exigido para as demais carreiras jurídicas do Estado.

Destacou a forma como o grupo irá trabalhar para defender os interesses, os direitos e as prerrogativas dos Oficiais de Nível Superior. A AsofBM terá que buscar a colaboração de todos os associados, focando a visão de futuro, definindo objetivos e metas, bem planejadas e orientadas, unindo e fortalecendo os núcleos da capital e do interior, harmonizando e aproximando a entidade de seus associados, da mídia e das várias vertentes partidárias. O grupo Silvio-Bondan solicitou a colaboração e o esforço de todos no enfrentamento desta nova realidade.

Foi dada ênfase na situação do Capitão, que é hoje o elo inicial da carreira do Oficial de Nível Superior está e esteve abandonado pela entidade todos esses anos. O Cel Sílvio destacou que o posto de Capitão, sendo o inicial da carreira de nível superior da Brigada Militar, não pode ficar no “limbo”, e sua elevação à paridade com o Delegado, o Defensor Público e o Promotor Público de primeira é uma necessidade para o fortalecimento profissional da carreira do Oficial de Nível Superior e em conseqüência, e para a efetiva preservação do valor da Instituição Brigada Militar conquistada ao longo de sua história.

Durante o debate foi sugerida a criação de Grupos de Trabalho para estudar e analisar a situação da categoria frente ao IPE e benefícios do PASEP.

Participaram do encontro vários Oficiais, entre eles o TC Antonio Carlos Cruz do 38º BPM; o Maj Jair Euclésio Ely do 1º BRBM; o Maj Zanotelli, representando o Cmt do 3 RPMon e o Maj Volnei Ceolin do 3º BA, o Cap RR Valter Ramos Kroeff, presidente da AsofBM Passo Fundo e vários Oficiais da Guarnição do Planalto.

No final, o Cel Sílvio Ferreira e a sua comitiva agradeceram a presença dos oficiais, e em especial a recepção altiva, camarada e efusiva do Cel Pedro Luiz Lima, que oportunizou o encontro e um bom tempo para a exposição das idéias e compromissos.

Um comentário:

  1. Há de se parabenizar as iniciativas, as discussões, a evolução. Não podemos esquecer, também, as práticas diárias que devem respeitar as posições da Carreira Dos Oficiais de Nível Superior, traduzindo-se não só em questões salariais (importantíssimas e urgentes, obviamente) mas também em outros aspectos de valorização das funções exclusivas dessa carreira dirigente da Corporação, iniciada no posto de Capitão. Nem sempre os equívocos e danos são causados por agentes externos, mas tantas vezes por nossos próprios erros na condução do dia-a-dia. A hora é agora! Abraço a todos! Major Adriano Klafke

    ResponderExcluir