segunda-feira, 3 de maio de 2010

FIM E COMÊÇO – UMA ANTÍTESE NECESSÁRIA


FIM E COMÊÇO – UMA ANTÍTESE NECESSÁRIA.

Os homens não vivem sós. Precisam de outros, da mesma espécie, para juntarem-se em grupos ou associações, com fins específicos, que lhes garantam a sobrevivência. Esses agrupamentos vão lhes rendendo experiências e aumentando os seus conhecimentos.

Algumas dessas experiências e mesmo parte dessas associações não dão certo. A culpa pelos fracassos ou a falta de êxito pleno, não está na capacidade intelectual de seus membros ou dirigentes e sim no pouco conhecimento do grupo ou na capacidade emocional de quem dirige. Mas os homens, ao longo dos tempos, foram aprendendo que quando a tentativa não da certo, eles e seus grupos precisam recomeçar. A história nos mostra que recomeçar não é um erro e nem uma vergonha.

É a chance de fazer melhor do que já foi feito. Os integrantes dos grupos, baseados nas experiências do passado, escolhem, entre seus membros, os mais preparados, não só por dizer, mas os que tenham reconhecida capacidade cognitiva e emocional.

Assim, esses grupos, recomeçam com os olhos voltados para o futuro e desconsideram quem errou. Os grupos mais evoluídos, no conhecimento e nas experiências, aproveitam cada detalhe do passado como indicadores do recomeço. A sabedoria popular diz que o homem não deve deixar o cavalo encilhado passar e não montar.

Os mais sábios, entretanto, acrescem a essa verdade o seguinte: “Monte sim, mas do lado certo para não cair logo ali adiante.”

Talvez por tudo isso e muito mais que, certamente virá, é que o Grupo Silvio Bondan foi buscar na sabedoria do Mestre Chico Xavier a frase expressa no banner de entrada do Blog, que é:

“Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”

Dílson Pinto Bressan - Candidato do Grupo Silvio-Bondan a uma vaga no Conselho Fiscal.

2 comentários:

  1. Parabéns ao autor pelo excelente texto. Aborda, com propriedade, os problemas dos agrupamentos humanos.
    Oxalá, todos, indistintamente, conseguissemos posicionarmos como o autor refere.
    Adicionei RSS para acompamhamento online!
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao autor pelo excelente texto. Aborda, com propriedade, os problemas dos agrupamentos humanos.
    Oxalá, todos, indistintamente, conseguissemos posicionarmos como o autor refere.
    Adicionei RSS para acompamhamento online!
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir