domingo, 18 de abril de 2010

BRIGADA AVANÇA NA AVIAÇÃO


Batalhão de Aviação da Brigada Militar - Blog do Cel Trindade - Cmt Geral da BM - 16/04/2010.

Na quarta-feira (14/4), a senhora Governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius, assinou o decreto 47.176, que tranforma o Grupamento Aéreo de Policiamento Ostensivo em Batalhão de Aviação da Brigada Militar. A estrutura básica do Batalhão de Aviação é integrada pelo Comandante, Segurança de Vôo, Estado-maior, Esquadrões de Aviação (bases aeropoliciais) e Esquadrão de Transporte (Base de Transporte). Os esquadrões, ou bases aeropoliciais, são sediados em Porto Alegre (metropolitana), Uruguaiana (fronteira), Caxias do Sul (serra) e Santa Maria (central). O esquadrão de transporte terá sede em Porto Alegre.

Noutro Decreto, a Divisão de Serviços Aéreos do Estado, integrante da Secretaria de Infraestrutura e Logística, foi absorvida pelo Batalhão de Aviação da Brigada Militar, passando a estrutura a denominar-se Esquadrão de Transporte.

As aeronaves, o bens móveis, os direitos e as obrigações, o pessoal e as funções da antiga Divisão passam a ser administrados pela Brigada Militar, sendo mantido o regime jurídico-administrativo.


HISTÓRICO

A criação da aviação na Brigada Militar do RS começou com o pioneirismo do Cel. Massot na década de 20, estando ele ao comando da BM gaúcha e com uma visão muito a frente do seu tempo.

Em 1923, quando o Estado encontrava-se em plena revolução rio-grandense contra o governo republicano de Borges de Medeiros, o processo de criação da aviação da Brigada Militar foi acelerado. Foram comprados dois aviões franceses BREGUET 14 (com motor de 300HP) com o objetivo de observar e fazer o reconhecimento de tropas revolucionárias. Em 30 de maio do mesmo ano, o BM-01 realizou o primeiro vôo tendo com piloto o Alferes Aviador Noemio Ferraz e como observador o Alferes Osório Oliveira Nunes. Este vôo marcou o pioneirismo no estado com a semente da aviação na polícia militar.

Devido a um acidente e outros percalços, em 1924 foi desativado o grupo de aviação, deixando um espaço de 66 anos até a sua reativação.

Em 1985 surgiu o G.U.A.P.O. – Grupamento Aéreo de Policiamento Ostensivo, relacionando o nome do Grupamento com uma expressão típica do linguajar gaúcho, o "guapo". Neste período no comando dos helicópteros estavam pilotos civis contratados pelo estado, tendo a Brigada Militar a função a bordo de patrulhar e atuar como observador.

Já em 1989 ocorreu a efetivação definitiva como uma unidade aero-policial, sendo criado pelo decreto-lei 33.306 de 23 de setembro de 1989 o Grupamento de Polícia Militar Aéreo - GPMA. Além da efetivação oficial como uma unidade militar, foram adquiridas novas e modernas aeronaves que possibilitariam o pleno funcionamento do Grupamento. A novidade foi o emprego da aeronave Ximango, fato ímpar na aviação das polícias brasileiras.

FONTE - http://www.aviacao.art.br/sitio/art_gpma_pag1.htm

PARABÉNS! - ESTE FATO COMPROVA A EXCELÊNCIA DA GESTÃO DA OFICIALIDADE DA BRIGADA MILITAR. DE UM SIMPLES AVIÃO, PASSANDO POR UM PEQUENO GRUPO AÉREO E AGORA UM BATALHÃO COM TODO O SUPORTE NECESSÁRIO SÃO PASSOS DADOS POR QUEM TEM RESPONSABILIDADE, AMOR À PROFISSÃO, DEVERES E DEDICAÇÃO À SOCIEDADE. SABE-SE QUE O APRENDIZADO DESTA HISTÓRIA JÁ CRUZOU O RIO MAMPITUBA. O GRUPO SILVIO-BONDAN PARABENIZA O COMANDO GERAL E TODOS OS OFICIAIS PIONEIROS E ATUAIS INTEGRANTES DO BATALHÃO DE AVIAÇÃO DA BRIGADA MILITAR.

Um comentário:

  1. Alem da questão salarial (importantissima) com a equiparação DEVIDA e MERECIDA ate a nivel de capitão. Promoçoes dentro do prazo, respeito a etica.

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