segunda-feira, 19 de abril de 2010

CEL AFONSO PEDE UM BASTA AOS ATAQUES PESSOAIS

Recebemos aseguinte mensagaem do Cel Alberto Afonso Camargo
Segunda-feira, 19 de Abril de 2010 19:06

"Estimados Amigos,

Como é sabido, eu apóio a chapa encabeçada pelo coronel Sílvio Ferreira. Soa estranho, assim, que eu esteja recebendo propagandas da chapa do tenente-coronel Ricardi que trazem no seu bojo ataques a pessoas que fazem parte da chapa por que tenho simpatia e na qual vou votar. Nada tenho contra as ditas propagandas, fazem parte da democracia. Mas no nosso meio, que deve ser pautado pelo elevado nível dada a nossa cultura e educação, estas propagandas da chapa do tenente-coronel Ricardi deveriam muito mais serem mensageiras das suas virtudes e capacidades, do que de coisas que nada têm a ver com o nosso ambiente de estima e de companheirismo, apesar das divergências, tais como vinculações deste ou daquele a este ou aquele partido político e se este foi responsável ou não pela segurança pública no Estado, como se isto seja uma doença contagiosa que precisa ser banida. Tenho certeza, por conhecer o tenente-coronel Ricardi, de que ele não concorda com tais desvios na propaganda, pois ele tem suficientes virtudes capazes de não precisar, para crescer, desmerecer outros pelo simples e prosaico fato de ser vinculado a um partido político qualquer. Até por que, com as coligações que se avizinham nestas próximas eleições brasileiras, quem se pauta contra determinado partido pode queimar a língua ali adiante porque o seu, se já não está, acabará abraçado àquele a quem hoje atira pedras.

O tenente-coronel Ricardi é uma pessoa merecedora de todo o meu respeito. Suas virtudes são incontáveis. É um colega a quem dispenso os mais elevados elogios e tive, inclusive, a oportunidade de isto dizer por escrito quando, a seu pedido, autografei um livro de que fui organizador, para ser entregue a uma muito prezada familiar sua a quem dedico o mesmo respeito e admiração pela sua história e a de seu sempre saudoso esposo.

Só que, apesar disto, optei, em nome da minha liberdade e das minhas convicções, por apoiar o coronel Sílvio Ferreira, cuja capacidade em todos os setores sempre foi reconhecida e é indiscutível. Pessoa da mais alta educação e postura, voltada o diálogo, capaz de transigir se necessário e útil, mas de ser forte e sobrepor-se às adversidades ou quando nossos direitos e interesses estiverem perigosamente sendo atingidos. Postura, aliás, que demonstrou na condução, como presidente da comissão, e lutou incansavelmente pelos nossos interesses sem desmerecer as virtudes, os apoios e a força daqueles que batalharam junto consigo, com a consciência de que, se vitória houve, ela deve ser compartilhada com todos os que se uniram à causa.

Apesar, pois, do respeito e das considerações que dedico ao tenente-coronel Ricardi, eu continuo entendendo que, dentro do atual quadro em que nos encontramos como oficiais de nível superior da Brigada Militar, quando precisamos de maior capacidade de diálogo e de argumentação, sem confrontos e sem litígios com autoridades e outras entidades associativas de mesmo nível da nossa, é o coronel Sílvio Ferreira a pessoa mais indicada para conduzir nossos destinos dentro dos nossos maiores e mais iminentes anseios reivindicatórios, sempre pautando pelo elevado enfoque de discussões e parâmetros de entendimento entre todos os níveis políticos, governamentais, legislativos e associativos.

Assim, eu pediria aos amigos e colegas oficiais de nível superior da Brigada Militar, esta Instituição que faz parte da minha vida e compôs e ainda compõe meus sonhos mais elevados, que se for para falar mal do coronel Sílvio Ferreira e/ou dos demais componentes e apoiadores da sua chapa, que me dispensem de tais alusões impróprias e inconvenientes.

Tenho a certeza de que este é pensamento também do tenente-coronel Ricardi, que sempre se conduziu conforme uma postura ética e, por esta razão simples, não deverá estar de acordo com os desvios de alguns, que, não tendo nada negativo a atribuir a algum colega, passa a vinculá-lo a sabe-se lá a qual partido político como se isto fosse uma afronta à amizade, ao companheirismo, à dignidade e a outros valores mais elevados que devem nortear nossa conduta. É por isto, da mesma forma, que tenho a certeza de que o tenente-coronel Ricardi saberá dar um basta a certas manifestações despropositadas, afinal, por que alguém concorre em chapa diferente não é inimigo de seu opositor.

Até por que, seja quem for o eleito nas próximas eleições da AsOf, passadas estas, a disputa obrigatoriamente tem que ser esquecida para que a união em torno dos objetivos comuns seja capaz de nos conduzir às conquistas que almejamos e de que devemos ser destinatários pelos mais elementares critérios de justiça.

Esta, com certeza, é a postura do coronel Sílvio Ferreira e de todos os componentes da sua chapa e apoiadores. É de se esperar que haja reciprocidade...

Um grande abraço a todos. Afonso"

RESPOSTA: Bravíssimo Cel Afonso. Demos pautar pelo elevado nível da nossa cultura e educação ética. Afinal, somos todos Oficiais da gloriosa Brigada Militar dispostos a dar o nosso esforço, nosso ônus e o nosso suor na luta pelo fortalecimento e valorização da carreira de nível superior. Não podemos tolerar agressividades e mentiras, pois estas, um dia, serão confrontadas com a responsabilidade e com a verdade. Boa sorte a todos que se engajarem numa saudável e digna disputa.

Um comentário:

  1. Cel Afonso,
    Inicialmente, Importa destacar, que não estou na nominata de nenhuma das chapas, no entanto apoio o Grupo dos Coronéis Riccardi e Simões. Escrevo, pois fiquei surpreso com vossa informação, exceto em algumas postagens em “blog”, situação bem pontual, e por um oficial que não pertence a nenhuma das chapas, confesso! Não percebi o narrado pelo senhor. O processo eleitoral já começou e, que bom, em alto nível pelos oficiais que até agora apresentaram suas propostas. Entendo que este "post" com o título “Cel Afonso pede um basta aos ataques pessoais” vai, de forma intencional ou não, de encontro ao que o senhor mesmo tenta expressar, não contribuindo em nada para o objetivo, tenho certeza comum em ambos os grupos, qual seja: “uma eleição a altura dos oficiais da nossa valorosa Brigada Militar.”Saliento que em breve, sem importar o nome do Presidente eleito, teremos que estar todos juntos, lada à lado, na busca de uma associação forte e madura, assim como já fizemos nos últimos acontecimentos da ALRS.
    Respeitosamente,
    Maj Aguirre
    maguirrex@gmail.com

    ResponderExcluir